Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Hide Buttons

Italiano Italiano Italiano

Siga nas redes:

Quem Somos

Linha do Tempo: Premiações, reconhecimento público e principais momentos da história do Movimento Saúde Mental Comunitária

1996 – Início das atividades de acolhimento e escuta. Primeiro grupo de autoestima com mulheres da comunidade do Pantanal no Bom Jardim.

1997– Formação do primeiro grupo de terâpeutas comunitários, com facilitação do Prof. Adalberto Barreto (UFC). Criação de 8 centros de escuta nas comunidades do Bom Jardim, baseado na visão sistêmica. Início das atividades do CABJ (Centro de Aprendizagem do Bom Jardim) com curso de pré-vestibular.

1998 – Criação do Estatuto Social do MSMC. O Programa “Sim à Vida – Prevenção às Drogas” é instituído como projeto de Extensão da UFC, com a coordenação do prof. Antônio Mourão Cavalcante.

1999 – Parceria com a Conferência Episcopal Italiana para realização das ações do Programa Sim à Vida.

2000– O vídeo “A Vida Pede Passagem”, descrevendo as atividades preventivas do MSMC é utilizado no ano seguinte, nacionalmente, na Campanha da Fraternidade “Vida sim, drogas não” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);

2001 – Pe. Rino Bonvini recebeu a Comenda Benfeitor da Criança da Cidade de Fortaleza, concedida pela Prefeitura de Fortaleza pelo reconhecimento do trabalho social em favor da criança e do adolescente.

2002 – Criação da Casa de Aprendizagem com os primeiros cursos profissionalizantes com mulheres.

2004 – Parceria com a RB Distribuidora e a Ética Gestão e Consultoria para a realização de cursos profissionalizantes com jovens. Criação da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) com cursos profissionalizantes e arte terapia.

2005 – Criação do Clube da Oportunidade com profisisonalização e acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Comunitário do Bom Jardim, numa cogestão do MSMC com a Prefeitura de Fortaleza.

2006 – O Programa Sim à Vida e Casa de Aprendizagem foram incluídos pela pesquisa do Centro Latino Americano de Estudos Sobre Violência e Saúde (CLAVES) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Menção honrosa ao MSMC pelas atividades socioterapêuticas no Prêmio de Inclusão Social da Associação Brasileira de Psiquiatria e Laboratório Lilly.

2007 – Início da replicação das atividades socioterapêuticas do MSMC no contexto indígena Pitaguary. O Programa Jovem Aprendiz é instituído no MSMC. Padre Rino Bonvini recebeu o Diploma de Mérito Pela Valorização da Vida, instituído pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) referente as atividades de prevenção as drogas.

2008 – O Programa “Sim à Vida” foi reconhecido pela sua eficácia na prevenção da dependência quimíca e o  os grupos de autoestima do projeto “Ser Agindo”  foram recoconhecidos como inovação, ambos receberam menções honrosas do Mentor International Prevention – Awards, assinado pela Rainha da Suécia. A casa AME ganhou o prêmio de Ponto de Cultura e Ponto de Leitura do Ministério da Cultura. O MSMC recebe a primeira visita do líder espiritual, Adam Little Elk, do povo Lakota Sioux dos EUA.

2009 –A Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida como tecnologia social eficiente, eficaz e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social sendo incluída em seu banco de tecnologias sociais.

lVeja a ASC na FBB

O MSMC recebeu o Prêmio Gentileza Urbana 2009, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE). O MSMC inicia ações do programa de inclusão digital, Telecentro do Governo Federal.

2010 – O MSMC realizou o Congresso Brasileiro de Psiquiatria Cultural na Aldeia Pitaguary, em Maracanaú. O padre Rino Bonvini recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza a medalha Boticário Ferreira e recebeu também pela segunda vez a Comenda Benfeitor da Criança da Cidade de Fortaleza, concedida pela Prefeitura de Fortaleza. O Pe. Rino recebeu o título Cidadão Planetário da Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco pelo trabalho desenvolvido no MSMC.

2011 – O MSMC recebeu reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza por 15 anos de relevantes serviços prestados. O Pe. Rino Bonvini recebeu o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã pelo seu trabalho missionário em Fortaleza, concedido pela Rede COEP. O MSMC em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza instala a Residência Terapêutica no Bom Jardim, que acolhe pessoas que estavam internadas em hospitais psiquiátricos sem vínculos com a família de origem, criando um ambiente de convivência familiar.

2012 – O Pe. Rino é reconhecido como Amigo do Município de Maracanaú, por seu trabalho com o povo Pitaguary.  O MSMC conquista espaço no portal internacional Global Giving, instituição que apoia projetos sociais. O MSMC realizou o primeiro curso de Abordagem Sistêmica Comunitária na Bolívia em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UECE, formando multiplicadores para a expansão da ASC naquele país.

2013 – Alunos de pós-graduação da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) e da Universidade Federal do Ceará visitam o MSMC, participando de vivências nos espaços socioterapêuticos do Bom Jardim e na Aldeia Pitaguary.

2014 – O Pe. Rino recebeu a Comenda Transformando Vidas, do Instituto de Educação Portal por contribuir com Objetivo 1 – Acabar com a fome e a miséria (ODS Brasil – ONU).

2015 – União Europeia e CBM Internacional co-financiam o Programa de Prevenção – Sim à Vida.

2016 – Inaugurada a Escola de Gastronomia Autossustentável. O MSMC apresenta a ASC na  Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária e recebe a certificação de reconhecimento e agradecimento da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Católica de Brasília.

2017 – O MSMC e a ChildFund Brasil iniciam parceria para sistematizar e difundir a ASC no Brasil e internacionalmente.

2018 – A tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto do MSMC – Abordagem Sistêmica Comunitária – é reconhecida como inovação em saúde mental e integrada à Rede Internacional MHIN (Mental Health Innovation Network) vinculada à OMS (Organização Mundial da Saúde). Criação do Ateliê Arte e Moda – Florescer – e implementação de loja social no Shopping Del Paseo.

Confira a ASC no MHIN

Pular para a barra de ferramentas