Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Hide Buttons

Italiano Italiano Italiano

Siga nas redes:

Projetos e Ações

Prêmios

Prêmios e reconhecimento público

2016

A Universidade Estadual do Ceará e a Universidade Católica de Brasília emitem certificado de reconhecimento e agradecimento ao Movimento Saúde Mental Comunitária, pela parceria na realização da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, em maio de 2016.

2014

O padre Rino Bonvini recebe a Comenda Transformando Vidas, do Instituto de Educação Portal, por contribuir com Objetivo 1 – Acabar com a fome e a miséria (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM-  Brasil – ONU).

2012

Padre Rino é reconhecido como Amigo do Município de Maracanaú, Ceará, por seu trabalho com a etnia Pitaguary. MSMC conquista espaço no portal internacional Global Giving – www.globalgiving.org.

2011

Sessão Solene e outorga de Placa de Reconhecimento ao MSMC por relevantes serviços prestados em 15 anos de atividade, concedidos pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Sessão Solene e Homenagem do Poder Legislativo Municipal por 15 anos de atividade do MSMC, Câmara Municipal de Fortaleza.

Prêmio Betinho – Atitude Cidadã ao Pe. Rino Bonvini, pelo seu trabalho missionário em Fortaleza, como fundador e presidente do MSMC, concedido pela Rede COEP (www.coepbrasil.org.br).

2010

No dia 18 de maio, o presidente do MSMCBJ, padre Rino Bonvini, recebeu a medalha Boticário Ferreira. A honraria é concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza a personalidades públicas que prestaram serviços relevantes e que se destacam pelo trabalho social em prol do coletivo da capital cearense.

No mês de julho, o presidente do MSMCBJ, padre Rino Bonvini, foi homenageado com a Comenda Benfeitor da Criança da Cidade. A comenda é um reconhecimento da Prefeitura de Fortaleza ao esforço de personalidades na busca por melhorias na política voltada para as crianças e adolescentes da capital. O prêmio foi formalizado em 11 de 1994, através da lei municipal nº. 7627.

2009

– O Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMCBJ) recebeu no dia 17.12.09, o Prêmio Gentileza Urbana 2009, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Departamento do Ceará e a solenidade de premiação aconteceu nos jardins do Passeio Público no Centro da cidade.

O projeto homenageado foi o Cante, Dance, Pinte o 7 realizado pelo MSMCBJ sempre no mês de setembro, nas comemorações da Semana da Pátria. O prêmio reconhece ações de moradores da cidade, instituições sociais e empresas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida em nosso Estado. Praças, jardins, passeios, residências, espaços públicos cuidados pela população, parques, enfim, tudo aquilo que for bom e estimular a harmonia entre o meio ambiente e o homem pode acabar se convertendo em uma verdadeira gentileza para a metrópole. Em 2005, o prêmio foi lançado pelo IAB-Ceará e está na V edição.

– O Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMCBJ) foi um dos finalistas do Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social Edição 2009 com a Abordagem Sistêmica Comunitária e recebeu na última terça, 24, em Brasília o certificado de Tecnologia Social onde consta:

“Certificamos que Abordagem Sistêmica Comunitária, implementado pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, é uma Tecnologia Social efetiva: soluciona o problema a que se propôs resolver, tem resultados comprovados e é reaplicável. Essa tecnologia passa a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais, localizado no site www.fandacaobancodobrasil.org.br”

O Banco de Tecnologias Sociais (BTS) é uma base de informações organizadas no site da Fundação Banco do Brasil, que disponibiliza à sociedade soluções para demandas de água, alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde. O objetivo do prêmio é identificar e certificar as tecnologias sociais que propõem o BTS, o prêmio é realizado a cada dois anos e reconhece iniciativas sociais que garantem melhores condições de vida para muitos brasileiros, por meio da valorização da vida, da cidadania, da igualdade de direitos e do espírito solidário, representando possibilidades reais de transformação social.

httpv://www.youtube.com/watch?v=vdPMStJMo2o

– O MSMCBJ em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e Ministério das Comunicações recebeu em 2009 o Telecentro onde prove a inclusão digital de pessoas da comunidade do grande Bom Jardim. O Telecentro Comunitário é um espaço público equipado com computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). O objetivo principal desse projeto é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social, digital e criando oportunidades aos cidadãos.

2008

– O MSMCBJ, através da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC) em 2008 como Ponto de Cultura, um elo entre a Sociedade e o Estado que possibilita o desenvolvimento de ações culturais. O Ponto de Cultura-Casa AME funciona como um instrumento de articulação de projetos na comunidade e desenvolve ações continuadas nas áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Audiovisual, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória e Expressões Artísticas. O MSMCBJ foi escolhido como a melhor entidade para desenvolver o projeto Ponto de Cultura no Grande Bom Jardim.

– Também em 2008, a Casa AME ganhou o prêmio de Ponto de Leitura do MinC, recebeu 650 livros e um computador para a informatização da Biblioteca Comunitária.

– A Fundação Mentor escolheu dois projetos do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim para serem homenageados. O projeto “Sim à Vida” recebeu menção honrosa na categoria “Inovação” e o projeto “Ser Agindo”, na categoria “Êxito”. As menções são assinadas pela Sua Majestade Rainha Sílvia da Suécia, Presidente da Fundação Mentor.

 

2007

– O MSMCBJ foi homenageado, juntamente com os demais Pólos Formadores em Terapia Comunitária do país, durante o IV Congresso Brasileiro e I Encontro Internacional de Terapia Comunitária, realizado em setembro de 2007, em Porto Alegre.

– O Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, por meio da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), foi contemplado com o Selo de Responsabilidade Cultural 2007. A solenidade de apresentação dos premiados ocorreu no Teatro José de Alencar. O Selo de Responsabilidade Cultural foi instituído pela Lei no. 13.426, de 30 de dezembro de 2003, com o fim de promover o reconhecimento público às “pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, que comprovadamente apóiem o desenvolvimento das ações culturais direcionadas ao engrandecimento cultural do Estado do Ceará”.

– Padre Rino Bonvini recebeu o Diploma de Mérito Pela Valorização da Vida, instituído pela Secretaria Nacional Antidrogas e referendado pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Presidente do Conselho Nacional Antidrogas. O diploma “assinala o reconhecimento a personalidades e instituições nacionais e estrangeiras por sua significativa contribuição nas ações de implementação e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas”. A entrega do diploma aconteceu no dia 25 de junho, em solenidade no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília. Entre as ações do MSMCBJ voltadas para a prevenção ao uso de drogas por parte de crianças e adolescentes na região do Grande Bom Jardim estão o projeto Sim à Vida e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, este realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo Federal. Atualmente, os dois projetos beneficiam 180 crianças e adolescentes da região.

 

2006

– O MSMCBJ, a partir do seu projeto Sim à vida e da Casa de Aprendizagem e por conta de todo o seu trabalho relacionado à saúde mental, foi escolhido pela pesquisa do Centro Latino Americano de Estudos Sobre Violência e Saúde (CLAVES) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), financiada pelo Ministério da Saúde, como exemplo de experiência exitosa em prevenção à violência entre crianças, adolescentes e seus familiares. O trabalho concluído em maio de 2006 escolheu nove casos nacionais, dos quais seis são de organizações não-governamentais (ONG’s). Segundo consta no documento final, o objetivo da investigação foi “analisar experiências exitosas no enfrentamento e prevenção da violência entre populações mais vulneráveis. Os resultados […] apresentados constituem subsídios para disseminar a importância da prevenção à violência no Brasil, iluminando ações que potencializam efeitos positivos e estimulam a responsabilidade social”.

– No dia 26 de outubro, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Curitiba, o MSMCBJ conquistou o segundo lugar no Prêmio de Inclusão Social promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Laboratório Lilly, na categoria Educacional. O MSMCBJ foi escolhido dentre mais de 200 entidades de todo o Brasil que concorreram ao prêmio nas categorias Clínica, Educacional, Defesa de Direitos e Meios de Comunicações. Padre Rino Bonvini, presidente do MSMCBJ, e Ana Paula Viana, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Bom Jardim, participaram do congresso e receberam a menção honrosa que foi dedicada a Dom Franco Masserdotti, bispo de Balsas no Maranhão, que havia falecido em acidente. A homenagem justifica-se pelo compromisso do bispo de contribuir com uma visão de terapia comunitária nas Comunidades Eclesiais de Base.

 

2003

– Por ocasião do XVII Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/Ceará, em dezembro de 2003, o MST prestou homenagem ao padre Rino Bonvini, em reconhecimento pela valiosa contribuição na luta pela Reforma Agrária. O MSMCBJ acolhe militantes do MST em seus espaços terapêuticos, como forma de contribuir com o fortalecimento das pessoas que fazem o MST e a luta pela efetivação da Reforma Agrária no país.

2001

– Pelo trabalho realizado em benefício de crianças e adolescentes da região do Grande Bom Jardim, o padre Rino Bonvini recebeu a Comenda Benfeitor da Criança da Cidade, concedida pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI) e Prefeitura de Fortaleza.

    Clique aqui se deseja contribuir com esse projeto
    Pular para a barra de ferramentas