Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Hide Buttons

Italiano Italiano Italiano

Siga nas redes:

Projetos e Ações

Casa AME Dom Franco Masserdotti e Bodega das Artes

A Casa AME – Arte, Música e Espetáculo – acolhe e estimula manisfestações artísticas e culturais.

Em  2008, a Casa AME foi classificado pelo Ministério da Cultura (MINC) como Ponto de Cultura. No mesmo ano, foi  implementado ali o Ponto de Leitura Machado de Assis, quando o MSMC venceu outro edital do MINC.

A casa é um lugar de desenvolvimento das inteligências múltiplas (cinestésica, pictórica, espacial, intrapessoal e musical). Ali, são realizadas oficinas de artesanato, teclado, violão, bateria, piano, flauta, percussão, cartões orgânicos, pintura, mosaico, teatro e audiovisual.

Usuários do CAPS Comunitário do Bom Jardim encontram na Casa AME a arte-terapia e a musicoterapia. O nome desse espaço do MSMC é uma homenagem ao Comboniano Dom Franco Masserdotti.

CINE-CAPS. Em 2010, o MSMC conquistou o Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Ceará,  instalando na Casa AME uma sala de cinema para usuários da atenção psicossocial e comunidade.

A casa foi doada pela Fondazione Dr. Marcello Candia.

A Bodega das Artes é formada por pessoas da comunidade, usuárias da Abordagem Sistêmica Comunitária do MSMC. Os participantes vem, em sua maioria, de oficinas de arte-terapia e de grupos de autoestima, onde transformam sofrimento existencial e psíquico em arte e artesanato, gerando renda. Outros, somam-se a esses com suas competências artísticas.

A ação é desenvolvida no Ponto de Cultura Casa AME.  Entre as produções da Bodega das Artes estão bonecas de pano, cartões e quadros orgânicos (arte-colagem com elementos da natureza), pintura em tela, utilidades de cama, mesa, banho e do lar.

Os participantes expõem e vendem seus produtos  na Casa AME e em eventos, feiras e outros espaços institucionais de forma itinerante.

Este ano, a Bodega recebe apoio do Projeto Luz Solidária, da ENEL.

    Clique aqui se deseja contribuir com esse projeto
    Pular para a barra de ferramentas