Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Hide Buttons

Italiano Italiano Italiano

Siga nas redes:

Projetos e Ações

Autoestima e autoconhecimento

Autoestima

Nos grupos de autoestima são trabalhados a multiplicidade biopsicossocioespiritual dos(as) participantes. Desta forma, os grupos vivenciam o resgate da identidade, da cultura e do autoconhecimento.

O referencial teórico e prático que prepara os terapeutas do Movimento é baseado na Abordagem Sistêmica Comunitária e em terapias integrativas e complementares.

A concepção de ser humano nessa abordagem investe no potencial infinito de cada pessoa, na sua capacidade de promover a transformação e de favorecer a compreensão da consciência como fonte de si.

Tendo a visão sistêmica da vida como orientação, o terapeuta sensibiliza o grupo para o acolhimento, o trabalho de consciência corporal e a apresentação do tema através de vivências (atividades lúdicas, artísticas, jogos, etc.).

Autoestima para crianças e adolescentes

O trabalho de resgate da autoestima com crianças e adolescentes aborda as fases da infância, adolescência e suas dificuldades, assim como atende e acompanha as crianças e adolescentes em situações de risco. Situações que imprimem a violência em suas várias dimensões, levando essas crianças e adolescentes a enfrentarem problemas de aprendizagem e diversos bloqueios.

A perspectiva é proporcionar caminhos para uma melhor formação da personalidade e da identidade dos(as) participantes. As ações são voltadas para o aprendizado de boas maneiras, a valorização de si mesmo e da cultura, noções de ecologia e amor pela natureza, além da promoção do lazer, fazendo operar em suas vidas o sentido da unidade e da paz iniciando, assim a base para construção de um mundo melhor.

Inspirado na Abordagem Sistêmica da Família, o trabalho é todo desenvolvido em conjunto com os pais que uma vez por mês participam de um encontro, quando são tratados temas como: dificuldades de lidar com crianças e adolescentes e autoestima dos pais e responsáveis. O grupo conta com uma especialista para os casos mais difíceis que necessitem de atendimentos individuais.

Algumas abordagens que favorecem o desenvolvimento da autoestima:

Constelação Familiar

Criada por Bert Hellinger (psicoterapeuta alemão), a constelação familiar (CF) nos coloca em contato com heranças de nossos antepassados que trazemos em nosso inconsciente. Nos permite resgatar questões familiares, através da atualização de sentimentos e sensações em geral desconhecidos e por vezes inesperados.

Todos/as que participam aprendem pela experiência da CF os movimentos que adoecem as relações familiares e os movimentos que curam, deixando fluir a verdadeira força do amor. A constelação é a maneira mais objetiva de entender a origem dos problemas familiares. É um poderoso instrumento de autoconhecimento que nos permite conhecer a si mesmo e a família.

Terapia da Respiração

Prática criada por Leonardo Orr, nos Estados Unidos, nos anos 70. A Terapia da Respiração se traduz como uma forma de autoconhecimento e integração daquilo que foi vivido e reprimido, que causava bloqueios como disfunções respiratórias, stress, ansiedade, fobias, pânico e diversos outros desequilíbrios.

Numa metáfora popular, pode-se dizer que é a forma de se fazer uma faxina interior, onde a pessoa tem a oportunidade de jogar fora aquilo que não nos serve mais, de transformar o que precisa ser transformado e de integrar e acolher o que lhe é necessário.

A terapia da respiração freqüentemente produz alívio, bem-estar, surgimento de compreensão, integração, aceitação, experiências prazerosas de contato com o próprio corpo e aprofundamento em estados meditativos.

No Movimento, as primeiras experiências com Terapia da Respiração começaram já em 1996, com os formandos da técnica de Terapia Comunitária. Em seguida, a técnica passou a ser introduzida nos grupos de resgate do ser – autoestima. De forma que é um suporte de formação constante para os “cuidadores/as” e uma prática fundamental para os usuários do projeto.

Centenas de pessoas, graças a Terapia da Respiração, tiveram satisfatório crescimento em seu processo de autoconhecimento, reconhecendo aquilo que podem jogar fora, o que podem transformar e o que podem acolher – o que é melhor para cada um(a).

Contato: (85) 3497.0892

Grupo de referência, reúne-se às quartas-feiras à tarde com a terapeuta Ana Paula Fernandes, na Palhoça – Rua Dr. Fernando Augusto, 985, Bom Jardim, Fortaleza, Ceará.

Galeria de Fotos:

    Clique aqui se deseja contribuir com esse projeto
    Pular para a barra de ferramentas